6 perguntas para descobrir sua motivação

Você já parou para saber qual é a sua motivação para passar em concursos públicos?

Pergunto isso porque sei que entender o que nos motiva, quais são as nossas razões é o melhor caminho para o sucesso.

“Quando você quer alguma coisa, mas quer de verdade do fundo da sua alma e do seu coração, todo o universo conspira para que ela chegue até você.” (Paulo Coelho)

Mas muitas vezes acabamos nos perdendo na infinidade de caminhos e processos da vida e não conseguimos descobrir o que realmente nos motiva.

Então resolvi trazer aqui algumas dicas para você encontrar a sua verdadeira motivação. Que tal enxergar aquela luz que guiará seu caminho, sua forca motriz. Para isso, é preciso se conhecer, observar seus valores e aquilo que realmente faz diferença na sua vida.

Liberte-se dos julgamentos e deixe sua  essência falar por você. Isso vai ajudar sua mente a aceitar os sonhos como realidade e isso vai ajudar muito nos seus estudos e na sua aprovação.

Motivação é a chave do seu sucesso

Continue conosco para:

  • Descobrir sua verdadeira motivação para estudar;
  • Ganhar ainda mais garra e vontade de continuar;
  • Descobrir muito mais sobre você e entender como pode estudar melhor!

Por isso responda sem receios e sem medo de avançar as perguntas abaixo, sempre esgotando ao máximo os porquês. Responda até não sobrar mais nenhum porquê a cada uma das questões abaixo. No fim, você saberá o que lhe move.

Qual a sua motivação para fazer um concurso público?

Esgote ao máximo os porquês e não tenha receios e medos de descobrir a verdadeira motivação que move sua vontade de passar em concursos. Pergunte-se sempre um pouco mais.

Um exemplo: Sua motivação para fazer concurso é a estabilidade. E porque você quer estabilidade? Porque ao ter essa segurança de que não sofrer com a demissão poderá investir em coisas que considera importantes.

E porque esses investimentos serão essenciais?

Bem, porque você cresceu vendo seu pai procurar emprego todo dia e nunca poder lhe dar nada e você não quer que seu filho também passe por isso. E porque você quer algo diferente para o seu filho?

Porque você ama seu filho e ver ele crescer tendo o que precisa para uma vida feliz e saudável vai dar um sentido especial de que você realmente fez diferença na história dele. PRONTO! Sua força motriz é o amor que sente pelo seu filho.

Esgote tudo e ao descobrir, coloque uma foto ou o nome desse sua motivação de modo bem visível nos seus materiais de estudo. Isso lhe permitirá sempre relembrar sua razão e com isso ganhar mais energia na hora de se dedicar.

Para aumentar sua motivação, o que você gosta de fazer e o que você não gosta de fazer?

Novamente esgote todas as possibilidades, especialmente do que não gosta de fazer. Isso lhe permitirá avaliar melhor as carreiras que existem no serviço público e buscar aquelas que mais se adequam ao seu estilo.

Como você se vê daqui um, cinco e dez anos?

Ao fazer esse exercício você poderá alcançar a plena consciência do que realmente deseja. No futuro você está fazendo exatamente a mesma coisa ou mudou de área, de foco e direcionamento.

Você está no emprego que quer hoje ou em outro lugar? Você conquistou o quê e como. Esse exercício lhe permitirá entender o que realmente deseja do seu futuro, das escolhas e da sua vida.

Aqui vale muito aquela máxima: Quer ser uma pessoa diferente amanhã, pois comece a mudar hoje mesmo!

O que você quer deixar de marca/legado no mundo?

A maioria das pessoas não costuma pensar muito nisso.

Muitas vezes pode soar mórbido alguns exercícios para chegarmos a essa resposta. Gosto muito de pensar que isso é quase como pensar o seu obituário ou epitáfio.

Saber hoje o que você quer que o mundo enxergue e pense de você é o melhor jeito de se tornar a pessoa que queremos ser. Quando faço esse exercício sempre me vejo como alguém que meus amigos elogiaram pela disponibilidade de aprender e ensinar, de se dedicar a suas causas.

Por isso adoro pensar que posso ajudar milhares de pessoas a encontrar o melhor caminho para a segurança e estabilidade do serviço público, ou que posso ser alguém capaz de ensinar qualquer um a entender a importância de cada voto na urna.

Isso paga cada centavo do meu salário e me faz muito feliz e realizada!

Qual é o seu propósito, sua razão verdadeira de fazer as coisas?

O nosso propósito é aquilo que faz com a gente se sinta vivo, determinado a ir além.

Para alguns o propósito é salvar vidas, para outros o propósito é ensinar, para outras pessoas o propósito pode ser encontrar as melhores soluções e caminhos, para outros é ajudar a fazer o melhor acontecer. Cada um desses propósitos pode ser o seu caminho.

Quer salvar vidas: pode escolher a área da saúde, segurança pública, justiça, trabalhar em ministérios e secretarias específicas ou em áreas novas como centrais de denúncia social.

Ensinar pode levar você para as áreas de educação, mas pode ser surpreendente se encontrar em turismo, cultura ou centros de pesquisa.

Os caminhos são infinitos para quem conhece o seu propósito.

Quais são os seus valores, e os seus sonhos?

Talvez essa seja a pergunta mais fácil para você responder. Lembrar dos seus sonhos, dos valores que você carrega.

O que você queria ser quando crescesse? E ainda pode chegar lá? Você ainda quer isso mesmo?

Seus sonhos tem a ver com seu propósito de vida ou é hora de encontrar novos sonhos para encaixá-los no seu propósito?

Conclusão

Além de encontrar sua verdadeira motivação, essas perguntas serão fundamentais para escolher sua carreira e qual concurso deverá fazer.

Sim, um dos maiores erros de quem não passa em um concurso é atirar para todos os lados, sem um foco, sem um propósito e com isso sem um objetivo claro que vai lhe ajudar a conseguir retorno mais rápido.

Essas perguntas lhe ajudarão a traçar melhor o seu caminho. As respostas também são fundamentais para conhecer quais são as profissões ideais e onde encontrá-las.

Com isso vai ser bem mais fácil decidir seu concurso ideal, já falamos sobre isso aqui no blog.

E tudo isso vai tornar mais fácil definir as suas necessidades de estudo. Então poderá ver quantas horas diárias e como estarão distribuídas, prazos, provas, conteúdo etc.

E aí você pode estar se perguntando: que diferença pode fazer conhecer essa motivação real? E, afinal, porque isso é o mais importante fator para a nossa aprovação?

Simples porque você ainda não sabe tudo o que lhe espera. Alguns cargos vão exigir muito tempo de dedicação.

E talvez um dia estudar vai cansar, vai ser chato, você vai querer desistir. E ao sentir que vai abandonar o que realmente deseja vai voltar atrás e continuar.

A proposta é olhar para dentro de você e dos seus sonhos. E assim talvez você consiga começar a entender as diferenças entre os concursos.

Com isso ficará cada vez mais perto daquilo que lhe fará mais feliz. Afinal é para isso que você está batalhando tanto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *