A importância de conhecer as bancas organizadoras de concursos

Você sabe o que são bancas organizadoras de concursos e como elas atuam? E, por acaso, sabe que quem define as regras e o modelo de prova são as bancas e não os órgãos?

Pois é, as bancas organizadoras de concursos são empresas contratadas (normalmente a partir de uma licitação) pelo órgão público para realizar o concurso. Para os órgãos, manter toda uma estrutura para essas provas seria oneroso e desnecessário. E para resolver a questão, contratam as bancas organizadoras de concursos.

Quando começamos a estudar para um concurso, normalmente ficamos desesperados com aquela ENORME quantidade de matéria. E com isso nos esquecemos que conhecer o estilo da banca e o tipo de prova que elas fazem.

Se você entender isso e aprender a usar esse fator já terá uma boa parte do caminho feito para o sucesso.

bancas_concursosNormalmente as bancas mantém o mesmo estilo de prova, de perguntas e de perfil para todas as seleções que faz. Algumas vezes até o mesmo estilo de perguntas se repetem.

Por isso devemos nos atentar desde o primeiro instante para os concursos que ainda virão, para ficarmos de olho nas bancas selecionadas.

Características das bancas organizadoras de concursos

Ao observamos provas anteriores dos mesmos órgãos vamos conseguir identificar coisas comuns e que facilitam muito nossa vida na hora de fazer as provas e de estudar para concursos.

Saber que no CESPE chutar pode nos custar a classificação. E com ess infomação, descobrir como fazer isso com menos risco. Entender que nesta banca existe realmente uma enorme diferença entre CERTO e VERDADEIRO já é metade da prova que vamos fazer.

É que normalmente dizemos que uma informação é verdadeira ou falsa e não que ela está certa ou errada. E as duas coisas são distintas. Uma informação Falsa pode ser correta, mas o contrário não acontece.

E tendo dito isso, vamos a um exemplo: Caso o TCU publique a autorização para realização de novo certame já devemos ter em mente que as provas do TCU  costumam ser realizadas pelo Cespe.

Isso significa que existe grande possibilidade do novo edital sair por esta banca e com isso sabemos como será o estilo das provas. Assim, quem vai estudar para o TCU deve respeitar algumas características da banca nos estudos:

  • Você vai iniciar seus estudos com exercícios de certo e errado,
  • E ainda estruturar o estudo de textos com escolhas intercaladas de trechos curtos e longos;
  • Também irá trabalhar com textos complementares que normalmente apresentam ideias que parecem contraditórias.
  • É assim que o Cespe desenvolve suas provas e provoca erros dos candidatos, muitas vezes quase infantis.

Um caso para exemplificar

E para ajudar, eu vou contar uma historinha que exemplifica isso que estou falando.

Normalmente em suas provas o Cespe exagera em questões que cobram termos e conceitos jurídicos. Em provas destinadas ao legislativo costumam caprichar no Regimento que é muito complexo pelas suas particularidades.

Assim, quando comecei a estudar para o Senado escolhi um cursinho que tinha extensa carga horária para Regimento Interno. E quando a banca foi escolhida (FGV e não o Cespe que tinha feito a prova anterior) tudo mudou.

Daí o cursinho diminuiu a carga de Regimento pela metade mas ampliou as aulas de Administrativo, tema mais frequente para aquela banca.

Mas foi só quando saiu o edital que meu planejamento teve que ser bem alterado. Isso porque seriam apenas 2 questões de regimento e 2 de administrativo.

O foco tinha se direcionado integralmente para Português, Línguas Estrangeiras e Conhecimentos Específicos. Mudei os planos, abandonei 90% das aulas do cursinho, segui adiante e passei.

Conclusão

Precisamos desde o primeiro instante acompanhar como está o pedido do certame. Devemos saber quais são as demandas do órgão para pessoal e o que a imprensa tem cobrado da instituição.

Isso normalmente é o que direciona a escolha das bancas organizadoras de concursos. Também é o que define muito do que vai cair na prova.

E você já conhece como atua a banca da sua próxima prova?! Acompanhe nosso site e saiba como cada banca atua, qual o perfil das provas, dicas e macetes para se dar bem independente das bancas!

Quer conhecer as bancas organizadoras de concursos, aqui tem a lista de todas elas e questões típicas de cada uma para você já ir treinando.

One thought to “A importância de conhecer as bancas organizadoras de concursos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *