Como estudar melhor sabendo o tipo de estudante que você é

A primeira coisa que quem quer passar em concursos quer saber é como estudar melhor. E eu aposto que você também não foge a essa regra. Mas em primeiro lugar, para saber como estudar melhor, você antes de decidir o seu caminho. Para isso você deve começar a conhecer e entender qual o seu tipo de aprendiz. A questão é que isso será essencial na hora de estudar. Mas, como a essa altura você já deve se conhecer melhor, vamos saber mais sobre aprender melhor. É importante ter maior clareza disso, porque muito do que você já leu aqui no nosso site fala sobre como estudar melhor, mas nem sempre como aprender. E se essa é sua primeira vez por aqui, pode continuar com a gente que aqui tem muita dica importante para quem se dedica aos concursos.

Agora vamos então aproveitar o dia do estudante para saber um pouco mais sobre o que é um tipo de aprendiz e explicar melhor o que quero dizer. E para isso vou falar de mim mesma e meu próprio jeito de aprender que ajuda muito a entender como estudar melhor para cada prova que a vida me traz.

4417776833_950a664ecb-300x200Aprender do seu jeito

Eu tenho boas habilidades com redação. Uma razão para eu achar isso é que no vestibular tirei nota máxima. E, se não fosse boa no assunto, teria sido eliminada no concurso do Senado. Eu sempre me saí bem nas provas de língua portuguesa e tenho ótimas recordações de história, geografia, literatura, sociologia, filosofia e disciplinas teóricas em geral. Se você prestar bastante atenção perceberá que todas essas matérias têm algo em comum. Todas exigem muita leitura. Sim, eu adoro ler e tenho muita facilidade para aprender lendo, bem mais do que ouvindo.

Isso significa que para mim, aulas tradicionais não são o melhor caminho para o aprendizado. Costumo me dedicar mais a leitura do quê às aulas. Esse é o meu como estudar melhor, a minha melhor forma de aprender.

Também é importante entender outra coisa que essas disciplinas têm em comum. E isso é a necessidade da grande capacidade de interpretação de texto e baixo teor de informações a serem decoradas. Resumo disso tudo: piadinhas e brincadeiras que ajudam no decoreba também tem pouco impacto no meu processo de assimilar e apreender a informação. Até hoje eu me lembro muita coisa da tabela periódica, tão temida das aulas de química. E quando me perguntam como consigo lembrar, é simples minha resposta. A verdade é que eu lembro da página do livro e da capa onde ela estava. E olha que meu professor era excelente!

Como estudar melhor de acordo ao seu perfil

Da mesma forma que a leitura me ajuda, pode atrapalhar outras pessoas. Eu também lembro que nos tempos de vestibular tive uma turma inseparável de amigas e estudávamos juntas. E na verdade éramos diferentes no jeito e no aprendizado sim. Eu lia, pegava rápido a matéria e já passava para resumos e exercícios. Já uma outra amiga já não tinha tanto jeito para pegar a matéria lendo e fazia cursinho de todas as disciplinas. Mas ela aprendeu comigo. E sabe, uma dica para ela foi fundamental na aprovação: leia menos, faça mais exercícios e também monte esquemas e gráficos que vão ajudar a gravar as coisas.

k15648483-300x184Mas a verdade é que muita gente tem um perfil menos leitor e mais audiovisual mesmo. Essas são pessoas para quem as aulas podem ser fundamentais por trazerem a informação base das quais precisam. Normalmente pessoas com esse perfil têm maior capacidade de concentração pontual nas coisas e conseguem aproveitar muito as aulas de um cursinho. Para elas estudar sozinhas pode ser um verdadeiro suplício, uma luta inglória até. A questão é que você só precisa saber o que fazer para tornar cada caminho mais fácil e tranquilo.

Ao nos conhecermos começamos a entender melhor as escolhas que fazemos. Esse processo que você iniciou no começo deste livro foi bem aprimorado ao avaliar seus pontos fortes e fracos. Provavelmente ali você já começou a avaliar melhor o que vamos aprofundar agora. O mais importante é você saber que independente de qual seja o seu perfil ele pode ser totalmente adaptado a escolha de estudar sozinho ou fazer um cursinho.

Compartilhe sem medo da concorrência
follow_subscribe

Um comentário sobre “Como estudar melhor sabendo o tipo de estudante que você é

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.