Como fazer provas de concursos com sucesso

De repente é o dia de encarar mais uma de suas provas de concursos!

Você acorda se sentindo confiante e determinado. Esses momentos se tornaram recorrentes e se repetem nos últimos tempos. Você se preparou, estudou bem, conhece a banca, sabe a matéria, quer muito passar dessa vez e tem condições para isso.

E aí quando você menos espera… PUF. Ou podíamos até chamar de Pluft, o fantasminha (nesse caso nada camarada), porque tudo vira fantasminha na nossa cabeça.

Também conhecido como “deu branco”, esse sintoma é comum até para os maiores especialistas e atinge inclusive os melhores candidatos. E sim, ele chega de repente.

Um segundo, uma linha tênue separa você de fazer as melhores provas de concursos da sua vida ou as provas de concursos repletas dos tristes brancos.

Essa pequena fração de tempo é a responsável pela sua sensação de que perdeu a grande oportunidade e o seu precioso tempo.

branco-na-hora-da-prova

Sim, eu já passei por isso e sinceramente acho que uma boa parte do planeta já viveu essa situação.  Muita gente boa perde a oportunidade por pura falta de uma estratégia.

E é essa falta de estratégia que faz as pessoas ficarem nervosas, perderem o rumo e de repente viverem o PUF!

Defina uma estratégia para as provas de concursos

E qual é a estratégia ideal para as provas de concursos? Como resolver as questões, como distribuir o tempo?

Pode parar de suar frio, pode beber um gole de água e relaxar que a resposta já está aqui.

E logo você vai saber tudo o que precisa para fazer a melhor prova que já pensou em fazer. Sim, é  verdade que cada prova é uma prova e cada banca, uma banca. Mas a estratégia é comum e pode ser aplicada a todas as bancas e todas as provas de concursos.

O importante é considerar os percentuais que estão aqui e seguir o fluxo do tempo e as orientações. Você vai sentir, vai perceber claramente que tudo vai fluir melhor, que a própria prova vai parecer mais fácil e tranquila. Você vai enfim se sentir um gabaritador(a).

Muitas vezes estudamos durante meses, nos dedicamos bastante, conhecemos bem a banca e no fim das contas nada disso faz qualquer diferença na hora das provas de concursos. Isso porque o que realmente importa nas provas de concursos é a HORA DO VAMOS VER!!!

A estratégia ideal do tempo de prova

Portanto aqui está sua estratégia para dia da prova, siga essas dicas e pode ter certeza que elas ficarão mais tranquilas para você:

  • Chegue com no mínimo 20 e no máximo 45 minutos de antecedência do horário de fechamento dos portões (normalmente 30 a 10 minutos antes da prova) – isso evita a correria de não achar vaga, não conseguir localizar rapidamente a sala, não ter tempo de conhecer o que tem a sua volta ou a espera prolongada e exagerada que vai deixar você com os nervos à flor da pele. Isso significa que se você errar o cálculo do tempo e chegar duas horas antes vá dar uma volta, abraçar uma árvore, deitar no gramado e relaxar. Nunca fique duas horas esperando portão abrir;
  • Divida o tempo de prova em sete partes – a sétima não deve ser considerada no seu tempo final e corresponde aos 30 minutos finais. Esta parte será para o caso de algo sair muito errado. O tempo restante você vai dividir assim:
    Gráfico_Distribui_tempo
    Gráfico mostra a distribuição do tempo de prova
    • 15% na primeira parte – leia toda a prova e já faça as questões de resposta imediata (menos de 15 segundos para responder depois de ler);
    • 30% é para responder as demais questões na ordem de dificuldade. Inicie pelas específicas e seguindo de acordo com o peso de cada prova. Nunca fique mais do que três minutos preso em uma questão. Isso só vai deixar você numa tensão desnecessária;
    • 15% é para você fazer a(s) redação(ões) e/ou questões discursivas;
    • 15% é para preencher o gabarito folha de respostas definitiva;
    • 10% é o tempo que você vai dedicar a passar a redação a limpo ou revisão-la; e
    • 15% finais é para você responder as questões que ficaram e fazer a revisão final.

Atenção aos detalhes

  • Saia da sala para beber água e/ou ir ao banheiro pelo menos uma vez – isso vai ajudar a reestabelecer o equilíbrio e reencontrar o foco, caso ele se perca;
  • Caso não tenha lugar marcado fique longe do ar condicionado e de coisas que possam incomodar muito como sol direto, vento, frio ou pessoas com muitos salgadinhos;
  • Ao contrário do que pode parecer, uma pessoa com um monte de canetas e lápis na mesa não sabe mais que você. Leve exatamente duas canetas e no máximo um lápis (evite usá-lo porque o que vale é a caneta e ao trocar o lápis por ela instintivamente estará mandando ao seu cérebro um sinal para ter mais cuidado nas respostas). Use uma caneta para as respostas e outra para o gabarito, assim evita suor excessivo que pode atrapalhar as respostas definitivas.
  • Confie no que marcar e olhe para a frente, nada de voltar mil vezes naquela questão que está parecendo fácil demais. Aproximadamente 20% de uma prova é exatamente assim.
  • Normalmente as questões das provas se distribuem em quatro partes:
    • 20% de questões muito fáceis (90% acertam),
    • 20% muito difíceis (5% a 10% acertam),
    • 30% medianas (mais fáceis que difícieis, mas razoavelmente mal elaboradas. Geram releituras e são em alguns casos questionáveis) e,
    • 30% muito boas (são aquelas boas de responder, nem fáceis demais, nem difíceis demais e que nunca são contestadas).
    • Quem acerta as últimas normalmente passa!!!
  • Coma alimentos leves no dia, durma bem na noite anterior e dê uma boa olhada no seu mapa mental uma hora antes de sair de casa. Isso vai ajudar você a se lembrar sem ficar na neurose que pode gerar o famoso BRANCO.

O que evitar na sua estratégia de provas

  • Evite ficar menos do que uma hora fazendo a prova. Isso porque esse tempo mal lhe permite ler tudo e responder com segurança. É um sinal claro de que você não sabe!
  • Evite levar mais tempo do que o tempo total menos 30 minutos. Essa margem é essencial para falhas na distribuição do tempo. Ao fazer aquela distribuição recomendada antes siga a regra (Tempo de prova – 30 minutos / 6). Isso significa que em uma prova com quatro horas de duração vocês terá 3h30 para considerar. Isso dá exatamente uma margem boa para cada ponto percentual proposto. É claro que se você tem dificuldade para escrever pode aumentar um pouco o tempo de redação e diminuir outro como o de revisão por exemplo. Essa estratégia vai depender do seu perfil. Conheça-se!
  • Evite levar muita comida para a prova. Isso vai lhe desconcentrar mais do que ajudar, mas sempre leve algo, pelo menos um pedaço de chocolate ou uma barra de cereal para uma energia extra, que pode ser necessária.

Para ficar mais ainda mais fácil

E pensando em tornar essas dicas ainda mais fáceis para você assimilar preparamos um bônus especial para esse artigo. Afinal não é porque sua vida é estudar que tudo tem que ficar mais difícil né?! Muito pelo contrário! Nosso objetivo é tornar suas provas de concursos uma verdadeira diversão.

Essas dicas todas estão em nosso infográfico para o dia da prova de concurso com dicas para fazer uma prova campeã. O material complementar traz todas essas principais dicas para o grande dia. E o melhor, compiladas de maneira visual para ajudar você a guardar o que realmente importa. Leia, imprima, guarde com você e assimile as informações.

Faça o teste nas suas próximas provas de concursos. Aplique essas dicas e veja os resultados que irá alcançar. Veja a melhora que pode ter nas notas finais. E o principal, a tranquilidade que ter uma estratégia para o grande dia lhe trará.

Concluindo

Lembre-se, essas dicas servem para todas as bancas!!! E essencialmente, pode parecer difícil, mas divirta-se! O peso de uma prova só vai torná-la mais difícil do que realmente é.

Antes de se dirigir ao local de prova sorria na frente do espelho, evite confusões no dia, concentre-se na sua respiração e deixe a leveza tomar conta.

Faça a prova sorrindo e com a certeza de que está fazendo o melhor. Sorrir vai disparar serotonina no seu cérebro e isso vai facilitar sua concentração e relaxamento. Isso sem falar no susto que os outros candidatos vão ter olhando alguém se divertir durante a prova.

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe com seus futuros colegas!