Concurso público e a importância de se conhecer para fazer

Você sabe responder rápido porque resolveu fazer concurso público?

Pensar em fazer um concurso público pode ser o caminho para quem gosta de dizer que busca segurança e estabilidade.
Mas, será que isso realmente significa dias sem trabalhar e folga ilimitada? Será que ser estável é ter a vida tranquila eternamente?
Esses são apenas alguns dos mitos que cercam o mundo dos concursos e do serviço público.

Vamos seguir e ver isso mais de perto.

Com o tempo você vai descobrir a verdade. E vai entender que isso não é como alguns vivem falando por aí: ou seja, pouco trabalho, muitas folgas e tempo livre de sobra.
Na verdade, essa estabilidade é apenas uma segurança para não fugirmos da lei. Uma forma de proteger sua honestidade mesmo nos momentos complicados.
A estabilidade é apenas um dos pontos da lei 8.112/90 que é a base das regras de trabalho do servidor público.
A ideia do legislador era garantir que os servidores não ficassem subordinados à vontade deste ou daquele partido e/ou político. E que assim pudessem atuar apenas em benefício do bem público.key-1020000_960_720
Este é o espírito que deve guiá-lo nesta caminhada. Por isso, é fundamental que você consiga estabelecer e conhecer o que tem de mais valioso para oferecer ao país.
Você precisa saber o que os cidadãos e o bem público podem esperar do seu trabalho e da sua dedicação.
Esse é o melhor e mais curto caminho para sua segurança. E ele passa pelo autoconhecimento e pela capacidade de saber quais são os seus pontos fortes e fracos.

Conheça-se melhor para fazer concurso público

Experimente responder três perguntinhas básicas:
  • Você sabe o que pode oferecer ao país?
  • E de quanto quanto tempo dispõe para alcançar seu objetivo?
  • Ou ainda, você conhece os lugares onde seus conhecimentos e valores serão mais úteis?
Essas três perguntas o ajudarão a traçar melhor o seu caminho. Assim entenderá quais são as profissões ideais e onde encontrá-las.
E com isso vai ser bem mais fácil definir as suas necessidades de estudo. Quantas horas diárias, como estarão distribuídas, prazos, provas, conteúdo etc. Esse é o seu ponto de partida.
Então, que tal parar um pouco e dedicar tempo e cuidado nessa avaliação? Para isso, minha sugestão é que você dedique pelo menos meia hora do seu tempo para isso.
É verdade, eu sei quão valioso e importante é o seu tempo. Mas pode acreditar que tirar essa hora agora vai garantir melhor uso desse tempo depois.
E se sentir que pode, que tal parar uns dias até, se precisar claro, para responder essas perguntas. O mais importante é ter plena consciência das suas respostas.
A proposta é olhar para dentro. E assim conhecer seus sonhos e desejos. Desse modo você vai começar a entender as diferenças entre os concursos. E, com isso, você estará sempre o mais perto possível daquilo que lhe fará mais feliz. Afinal é para isso que você está batalhando tanto!

3 thoughts to “Concurso público e a importância de se conhecer para fazer”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *