Estudar para concurso: três pilares fundamentais

Você ja viveu aquela sensação de começar a estudar para concurso e não saber o que fazer?

Quando vamos começar a estudar para concurso devemos ter em mente que existem diversos caminhos para isso. Antes de começar a estudar melhor é preciso se conhecer.

Isso lhe ajudará a descobrir como você aprende de modo mais eficiente. A partir daí será muito mais fácil seguir as matérias que devem ser vistas.

Você então saberia exatamente qual o melhor jeito de fazer isso, se com aulas ou em casa lendo, por exemplo.

Mas, estudar para concurso é antes de qualquer outra coisa, estudar! E isso significa se dedicar a aprender e a agregar novos conceitos, informações e elementos que juntos formam novos conhecimentos que precisamos ter.

Para isso é necessário antes de qualquer coisa nos dedicarmos a entender e como usar melhor algumas das etapas do estudo, que são:

LER

A leitura é um dos meios de descobrirmos novas informações.

Já tratamos aqui no blog sobre a importância da leitura para a sua aprovação. Ao ler você pode absorver novos dados e um conjunto de ideias sobre um determinado assunto.

Na hora de estudar para concursos é preciso saber como ler melhor pode nos ajudar nesse caminho. E a leitura é fundamental para:

  • Permite conhecer uma nova informação, descobrir algo;
  • Serve para atentarmos ao básico sobre o tema estudado;
  • Assim descobrimos o que iremos estudar; e
  • É a base de onde tiraremos todo o conhecimento e o conjunto de informações necessárias para que o conteúdo exista para a gente.
  • E mesmo quando achamos que não estamos lendo (como em aulas, por exemplo) estamos assimilando a leitura de outrem.

ANOTAR

Anotar é o melhor meio para educar o nosso cérebro para o processamento da informando.

Quando começamos a estudar para concursos esse processamento é essencial para facilitar a formando de novos conhecimentos. Saber pressupõe entender a informando e conseguir expressá-la.

A anotação ajuda nesse processo e por vários fatores:

  • Anotar nos permite apreendermos e assimilarmos o que acabamos de ler e/ou ouvir.
  • As anotações garantem que a informação não se perca. E ainda que seja guardada dentro de um “fichário” no nosso cérebro onde facilmente poderemos acessá-la.
  • As notas permitem que sejamos capazes de traduzir com nossas próprias palavras a nova informação adquirida, garantindo que ele seja parte de um novo conhecimento.

 REVISAR

A revisão é o momento em que rememoramos as informações e conferimos mentalmente se elas se processaram da melhor forma e se com isso conseguiremos entender o novo conhecimento.

Revisar é processo fundamental de quem vai estudar para concursos públicos. Isso porque a revisão é a última coisa que devemos fazer antes da prova e ela vai garantir que não tenhamos o famoso branco.

A revisão é o momento da certeza das informações recebidas. Na hora de revisar dois pontos são essenciais:

  • Reler as anotações e não o texto base vai ajudar a melhorar sua interpretação, análise e argumentação do conhecimento assimilado;
  • Resumir a partir se suas anotações construindo um conceito com suas próprias palavras ajudará muito na hora de redações e questões de certo e errado, quando a interpretação são essenciais.

Além desses três pilares básicos, e agregando todos eles, é fundamental que metade do tempo de estudo seja constantemente dedicado aos exercícios.

Isso porque eles é que darão a visão ampla do conhecimento adquirido, assimilado e capaz de ser retransmitido, numa prova ou num bate-papo.

3 thoughts to “Estudar para concurso: três pilares fundamentais”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *