Gestão do tempo: essencial para concursos públicos

A gestão do tempo é algo importante para qualquer pessoa e para qualquer atuação profissional. Mas para quem quer passar em concursos públicos é ainda mais.

Na hora de estudar ou fazer provas, saber controlar o tempo e o relógio aproveitando-os da melhor forma, é ainda mais essencial.

Mas, indo ainda mais além na importância dessa gestão do tempo para sua aprovação. E, também porque você tem pouco tempo para estudar, construímos uma playlist em nosso canal no YouTube com o mais importante para sua aprovação. São vídeos curtos com apenas um minuto de duração sobre diversos temas de concursos.

Temos certeza que esse material vai agregar informação, conteúdo, conhecimento e resultados aos seus estudos!

Conheça nossa playlist e foque na sua gestão do tempo

Nessa playlist trazemos e vamos sempre acrescentar novos conteúdos. O foco são assuntos como estudos, provas e bancas examinadoras.

Mas também teremos vídeos que abordem a importância da gestão do tempo na organização dos estudos, na hora de fazer as provas e para montar suas planilhas de estudo.

E a essa altura você deve estar se perguntando: Mariana, e o que é essa tal gestão do tempo?

A tal gestão do tempo

Quando falamos em gerenciar o tempo estamos trabalhando com conceitos diversos. Alguns deles são produtividade, gerenciamento, escopo, foco, efetividade e eficiência.

Muitos são os artigos que tratam do tema. Mas na verdade a maioria foca no ferramental disponível para melhorarmos a gestão do tempo.

Assim, construí nosso conceito a partir do conjunto de livros sobre o tema.

Podemos usar como definição o conceito de que o gerenciamento de tempo é o conjunto de ações e processos que possibilitam um melhor controle do tempo disponível para o alcance dos seus resultados.

Assim, o gerenciamento é uma ação consciente de planejamento e execução do controle sobre a quantidade de tempo gasta com atividades específicas. E essas são voltadas para o aumento e melhoria da efetividade, eficiência e produtividade.

A gestão do tempo fica ainda mais fácil e melhor realizada com o uso adequado de habilidades, ferramentas e técnicas específicas focadas na realização de: tarefas, projetos e objetivos de acordo com datas finais.

Tudo isso deve acontecer dentro de um escopo específico e com foco no seu objetivo determinado. Portanto a correta gestão do tempo pressupõe, antes de mais nada, um objetivo determinado e um foco claro de ação.

Conclusão

A correta gestão do tempo nada mais é do que você saber como usar o tempo disponível da maneira mais adequada ao alcance dos seus objetivos. Nesse contexto, qualquer minuto faz a diferença.

No caso dos concursos podemos até delimitar que é mesmo UM MINUTO que faz toda a diferença. Aqui já tratamos sobre a importância de estruturar seu tempo de prova dentro da margem de um minuto para resolver cada questão.

É nesse contexto bem integral que convido você a pensar:

  • Qual o seu objetivo?
  • Você tem clareza do seu foco na hora de estudar para concursos?
  • Como você pode melhorar a gestão do seu tempo para alcançar esses objetivos?

Voltaremos em breve para ampliar essa discussão e fazer você melhorar ainda mais e chegar mais rápido à tão sonhada nomeação.

One thought to “Gestão do tempo: essencial para concursos públicos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *