Um minuto para passar em concursos

Site dedicado a orientar pessoas a passar em concursos públicos

Um minuto para passar em concursos

As pessoas sempre me perguntam como consegui passar em concursos. Na verdade fui aprovada em quase todos os concursos que já fiz, mas nem foram tantos assim.

E sempre perguntam também se tenho algum método especial. A minha resposta é sempre clara e direta: se você acha que passar em concurso é mágica, pode desistir!

A sua aprovação depende muito de uma pessoa essencial. Você mesmo!

Dúvidas sobre como passar em concursos?

Como estudar e como passar em um concurso. Dúvida de todo concurseiro.

Eu lhe garanto que ninguém é aprovado legalmente sem um mínimo de dedicação ou consistência.

Normalmente, poucas pessoas não precisam se debruçar por horas a fio em cima de um livro para garantir sua vaga. E elas  são as mesmas que naturalmente se debruçam horas a fio em cima dos livros no dia a dia.

Sabe, aqueles seres humanos ultra mega normais que acham que ler cinco livros por mês é a coisa mais natural do mundo. E que acham que se alguém não consegue compreender como os juros compostos podem ser facilmente calculados é porque não querem, oras!

Sim esses seres, que para mim são quase ETs, são os únicos que conheço que passam em qualquer concurso sem estudar nada.

E quanto tepo para passar em concursos?

Bem, essa é uma ótima pergunta e que vai bem aqui. A verdade é que nós, seres humanos normais, temos sim que nos dedicar e estudar para sermos aprovados.

Mas ao contrário do que muitos pensam, não é necessário toda a nossa vida para garantir a tão sonhada nomeação.

Muitas pessoas estão acostumadas a ouvir que é preciso estudar pelo menos três anos para passar. Outras dizem que conhecem alguém que demorou cinco anos para ser aprovado, que tem gente que foram mais de cinco anos e por aí vai.

Já percebeu que é só falar em estudar para concursos que sempre aparece alguém para assustar com uma história dessas?

Pois bem, esse é um dos mitos dos concursos públicos. As pesquisas revelam que para mais de 60% dos aprovados o resultado foi alcançado com menos de um dois anos de estudo. Os que demoraram entre dois e três anos somam 28% e apenas 12% levam mais que três anos para serem aprovados.

E quer um dado ainda mais surpreendente? Dos 12%, mais de 80% deles foi aprovado em concursos de juiz ou procurador/promotor. Ou seja, seu verdadeiro tempo de dedicação aos estudos será em média de no máximo dois anos.

E o que faz diferença para passar em concursos?

Na hora de entender o que realmente precisamos saber para passar em um concurso, nosso foco deve estar em saber dosar o nosso conhecimento e o que é cobrado na prova.

E claro, conseguir mostrar isso em apenas um minuto. Como é?! Você deve estar pensando que enlouqueci né. Mas não enlouqueci ainda.

Sim, uma das boas mágicas da aprovação resume-se a um minuto. E para ajudar você a entender bem isso estamos com uma série de vídeos de apenas um minuto para você ver o que realmente importa para passar em concursos.

Mas porque estamos dtempo vai passandoizendo que você só precisa de um minuto?!

É simples entender o porquê. Tudo refere-se ao fato de que esse é o seu tempo médio necessário para responder a cada questão da prova.

E para chegar nesse número não precisa consultar cartomantes e nem criar grandes estratagemas. Tudo se resume a saber dividir bem o tempo da prova. Já explicamos isso aqui no blog, mas não custa relembrar os conceitos gerais.

Distribuição e gestão do tempo

Normalmente as provas duram quatro horas e dessas você já deve separar 30 minutos para a revisão. Tem também 30 minutos para o gabarito, mais 60 minutos para fazer a redação e passar a limpo.

Porque um minuto

Com isso você tem apenas duas horas, ou seja 120 minutos para ler e resolver uma média de 120 questões (120 de certo e errado no Cespe, 60 múltipla escolha – onde a dúvida normalmente se concentra em dois itens – em outras bancas). Ou seja a média é de 120 questões para 120 minutos, ou seja um minuto para cada resposta certa ou errada que você dará!

Por isso, é fundamental que você ao longo da sua jornada para passar em concursos foque a maior parte do seu tempo para alcançar essa meta. Para isso é importante que saiba primeiro em que nível está, e o melhor caminho é fazer uma prova. Você pode se inscrever em um concurso ou mesmo fazer em casa ou na biblioteca (respeitando tempo máximo etc.) a prova anterior do concurso desejado. Assim, você saberá exatamente como está o seu ritmo e principalmente os pontos que precisa desenvolver nos estudos.

A distribuição do tempo de estudo

Depois disso concentre-se em dividir o tempo de estudo em dois blocos diferentes, um de leitura com resumo e outro de exercícios. Comece dedicando 50% do tempo a cada bloco e evolua até chegar a 70% de exercícios e 30% de leitura e resumo. Você logo perceberá que essa é normalmente a margem de tempo dedicado também na prova. E que essa será sua realidade para conseguir a aprovação. Fazendo isso tenha certeza que já estará à frente de 70% dos candidatos, pois a maior parte deles foca pouco naquilo que mais aprova que é fazer exercícios e resolver questões de prova. E sinceramente só essa dica já acelera muito a sua aprovação e você vai querer me dar um prêmio depois por ela, tenho certeza.

Conclusão

Ao aprender a dividir o seu tempo de estudo de modo a garantir exercícios como o foco principal você estará se preparando de verdade para perguntas e questões. Isso será essencial na hora de entender como as provas são estruturadas, o que cai em cada prova e como vou saber por onde começar a resolver. Ao aprender com exercícios você estará aprendendo do jeito mais rápido e fácil! Assim, logo você vai passar em concursos e verá seu nome do Diário Oficial.

https://www.youtube.com/watch?v=JdLg8006mjs&list=PLBmS3xglr84WipNTkDJ1hnOmIDStPVzjK&index=1

Então vamos tirar um minuto para aprender como passar em concursos? Assine nosso canal no YouTube, acompanhe nossa página no Facebook, faça parte da nossa lista de e-mails e receba antes de todo mundo as nossas melhores dicas!

E se quiser avançar, indico o vídeo que traz qual é o Tripé da Aprovação. Nesse vídeo gratuito, o Kalebe explica como ele conseguiu sair daquele momento em que todos dizem que você vai morrer de estudar sem passar e conseguiu ser aprovado em mais de oito concursos com apenas 22 anos.

Fica a dica para você ir cada vez mais rápido e além!

3 comentários

  1. […] só provam que está certo quem não parou e não vai parar de estudar. A aprovação é só uma questão de tempo, e na maior parte das vezes de pouco […]

  2. […] qualquer minuto faz a diferença. No caso dos concursos podemos até delimitar que é mesmo UM MINUTO que faz toda a diferença. Aqui já tratamos sobre a importância de estruturar seu tempo de prova […]

  3. […] Acompanhe as playlists de nosso canal no YouTube. Ali você terá uma série de vídeos de apenas um minuto que apresentam várias informações de porque esse número é mágico. Já falamos sobre a importância de um minuto para sua aprovação. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)