A vida não espera você passar em concurso para acontecer

Quando você passar em um concurso vai poder se dedicar mais a sua família. Ou ainda que ao passar em um concurso público vai poder enfim emagrecer. E que se você passar em um concurso poderá terminar a faculdade.

E então, quais dessas frases você ja ouviu ou repetiu si? Quais dessas frases fazem agora parte do seus diálogos diários? Faço essas perguntas porque entendo que precisamos falar sobre estudar e deixar a vida passar.

A verdade e que normalmente quem estuda para concursos públicos costuma tomar algumas decisões que vão do irreal ao banal como num passe de mágica.

É normal que a decisão de estudar e o modo de fazer isso busque ser a solução perfeita para todos os seus problemas.

Estudar ou aproveitar a vida

Aposto que você quando decidiu estudar resolveu que abriria mão de um monte de coisas até passar em um concurso. E ainda teve a mais absoluta certeza de que isso seria uma decisão muito fácil e que seria tranquilo seguir seus dias sem fazer nada mais além de estudar até passar em um concurso.

Também acredito que você como concurseiro ou ja exemplar também deixou claro para todos a sua volta que essa realidade teria dia certo para acabar. Basta o nome no DOU e tudo volta ao normal, a vida voltara a fluir.

Pois bem, tenho uma notícia para você? Essa é uma das piores decisões que você pode tomar.

A verdade é que sua vida não pode e nem precisa esperar você passar em um concurso. A sua vida definitivamente continua e você ganha muito com isso. Assim, buscar a aprovação não precisa ser motivo para abrir mão de seus sonhos, projetos e buscas.

O estudo deve ocupar uma parte importante mas jamais ser a única coisa que importa na sua vida. A escolha de estudar até passar em um concurso é acertada e deve ser um guia para sua vida mas jamais ser a única possibilidade.

Isso tornará seus dias mais pesados e com certeza transformará as provas em tormentas.

Dicas para a vida e para passar em um concurso

E o que você pode fazer para não entrar nesse perigoso caminho? Como aprender a dosar e equilibrar o seu dia a dia? Ou ainda como aproveitar melhor os estudos e aprender mais na hora dos estudos?

As minhas dicas são bem simples e você conhece todas elas. Mas com certeza será bem importante lembrar de todas aqui:

  • Organize seu tempo e reserve um espaço na agenda para momentos de diversão e lazer – um filme, um programa de TV, um livro interessante. Tudo isso será útil para sua prova tanto em atualidades como na parte de textos etc.;
  • Escolha um dia do mês para se dedicar a não pensar em concursos – todos os meses tire um dia para esquecer sua vida concurseira e dedicar-se a outras coisas esquecidas;
  • Inclua na sua rotina diária uma pausa para uma atividade relaxante ou física – esse momento será aquele em que a energia será redistribuída na sua mente. Assim você vai melhorar nos momentos dedicados ao estudo;
  • Divida melhor as matérias a estudar sem se concentrar em uma única por dia. Distribua seu tempo em mais matérias e com intervalos entre elas – isso vai ajudar seu cérebro a manter o foco constante. E também a manter o ritmo;
  • Tenha um momento todos os dias para conversar coma família – nessa hora mostre como estuda. Revele suas dificuldade, medos e compartilhe as inseguranças. Permita que as pessoas também ficam parte da sua conquista.

Certamente você deve estar se perguntando que diferença isso trará para seus estudos.

Pois na verdade a diferença não estará nos livros mas na sua cabeça quando for encarar a prova.

A certeza de que sua vida continuou e que você não perdeu tempo e construiu um caminho vai fazer esse processo bem mais leve e divertido!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *