7 dicas para passar em concursos sem cursinho

Olá pessoas concurseiros! Como vão vocês? E os estudos, estão à todo vapor? Bem, muita gente tem me perguntado como passar em concursos sem cursinho.

E eu resolvi, então, escrever esse texto para apresentar à vocês as sete principais dicas de quem já passou por uma aprovação sem cursinho.

Descobrir os melhores caminhos do estudo tornará sua jornada mais rápida e tranquila. Sabemos que muitas pessoas precisam de cursinhos para passar, para se dedicarem e para conseguirem pegar o ritmo. E já falamos aqui sobre isso.

Mas muitos já podem seguir o caminho sem os cursinhos preparatórios. Então vamos aos fatos e vamos descobrir como tornar melhor seus estudos sozinho. E como enfim conseguir passar em concursos sem cursinho.

A primeira coisa aqui é que quando falamos em estudar sozinho estamos querendo dizer estudar sem um cursinho e não sem suporte ou sem companhia. 

Isso porque o suporte nos estudos, seja de alguém para lhe ajudar e orientar, seja com apostilas, livros e materiais online é muito importante nessa jornada.

Os primeiros passos para passar em concursos sem cursinho

Na hora de começar a se organizar para passar em concursos sem cursinho alguns passos são essenciais. Divisão do tempo, materiais, pesquisas, local de estudo. Tudo isso é básico para seu caminho. E aqui vamos lhe passar todas as dicas para isso.

Vamos começar?

A divisão adequada do tempo é o primeiro passo!

1 – A divisão mais equilibrada do seu tempo é o primeiro passo.

Sem o cursinho será necessário dedicar um tempo maior a pesquisas, leitura e resumos que lhe darão o caminho das pedras para alcançar os resultados desejados.

Aqui, a sua planilha de estudos (vamos falar muito dela, ainda) será a mais fiel companheira do seu caminho. E ela deve ser vista como o seu mapa até o seu destino.

Além de respeitar horários e quantidades determinadas de matérias a serem estudadas em cada momento, a planilha é importante para estruturar bem o equilíbrio entre os focos principais de seu estudo.

Um bom local de estudo vai ajudar muito

2 – Determinação dos locais para seu estudo.

É importante entender que estudar exige um espaço adequado para isso. Então sua casa pode não ser o melhor lugar para seus estudos.

Eu e você sabemos que muitas vezes estudar em casa será necessário e até tranquilo. Mas a verdade é que o ideal é seguir uma rotina o mais próxima possível do que seu futuro cargo público lhe dará. Assim, acordar cedo e sair de casa para encarar a biblioteca ou uma sala de estudos é o melhor jeito de seguir sua planilha, pode confiar!

3 – Ritmo de exercícios

Ao estudar sozinho também é essencial manter o ritmo com exercícios. Para isso faça simulados e resolva questões. Você pode montar os próprios simulados, fzer provas anteriores ou ainda utilizar um site com banco de questões.

Faça pelo menos um simulado quinzenal sempre respeitando a quantidade de horas e o modelo que você seguirá como seu ritmo ideal de prova.

Definir o que estudar é fundamental

4 – Definir bem o que estudar

Ao abrir mão de se matricular e de frequentar um cursinho é necessário construir uma linha de estudo adequada. Pois é ela que vai possibilitar estabelecer toda uma linha de entendimento, compreensão e adequação disso a sua realidade de estudos.

Nesse sentido é fundamental entender bem por onde começar e todo o conjunto de conteúdos que deverão ser levantados ao longo desse período de estudos. Quais são os pontos fundamentais a estudar e como fazer isso.

5 – Estabelecer sua lista de conteúdos a estudar

Para construir essa linha de estudo você deve definir a sua lista com todo o conteúdo que irá estudar. E para chegar lá precisará conhecer o que mais cai e também o que menos cai.

Aí depois é só lembrar do que já falamos aqui sobre o que você sabe e o que não sabe. Assim ficará mais fácil definir seus conteúdos. E também o que vai precisar estudar mais e menos.

A estratégia na distribuição do tempo de estudos

6 – A distribuição dos estudos, o que fazer no tempo de estudo

Na hora de estudar por conta própria a dedicação aos exercícios é essencial para sua evolução.

Por isso, a distribuição mais adequada para seus estudos nesse caso é 45, 25, 30.

Isso significa que você terá 45% do seu tempo dedicado a exercícios; Mais 25% a resumos e 30% à leitura aplicada a estudos das matérias ou aulas em vídeo ou áudio.

Nesse momento preocupe-se apenas com a distribuição correta do tempo. Isso é ainda mais necessário no seu caso porque sem o cursinho apontando os caminhos, saber se o rumo está certo passa a ser fundamental.

7 – As fontes na hora de estudar

Talvez esse seja um dos tópicos mais críticos quando a pessoa resolve encarar o desafio dos concursos sozinha. Mas não se preocupe que aqui vamos lhe ajudar com esse bicho-papão. O correto levantamento de fontes para o estudo tem destaque grande na definição da sua rotina.

Busquem os autores indicados em editais anteriores e também em aulas ou professores reconhecidos. Pessoas com facilidade para aprender ouvindo devem investir nas vídeo-aulas e fazer os resumos do que captarem ali.

Para você que é assim, os livros serão apenas o último caso em caso de dúvidas que precisem de muito detalhamento como direito constitucional e teorias em geral.

As fontes na hora de estudar

Já quem tem afinidade com a leitura deve preferir livros diversos e fazer os resumos com a mistura dos pensamentos normalmente abordados nas provas avaliadas.

Quem aprende mais escrevendo e com imagens deve dar preferência às apostilas e mapas mentais. Todo esse conjunto de mecanismos é válido para todos, mas cada um vai adaptar seus estudos usando mais um ou outro. 

Conclusão

Eu sei e tenho certeza que a maior parte de vocês sabe que não é fácil se dedicar aos concursos. Mas a verdade é que sempre podemos alcançar nosso objetivo mesmo quando ele parece o mais difícil de todos.

Trabalhando ou sem emprego, totalmente dedicado ou fazendo mil coisas, estudando sozinho ou com cursinho. Qualquer que seja o seu jeito você também pode passar em concursos.

Aqui vamos sempre lhe trazer todas as dicas para isso. Nosso objetivo é tornar sua aprovação mais rápida e fácil, mesmo que isso fuja muito do convencional de acreditar que você precisa largar tudo para passar. O importante é querer e acreditar!

Faça sua parte, a gente faz a nossa e o seu nome logo logo estará na lista dos seus sonhos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *