Ao estudar para concursos foque no importante

Para você começar a entender melhor como deve focar no que importa ao estudar para concursos, precisamos falar sobre algumas coisas.

Que tal falar, por exemplo, sobre dedicação e sobre aquilo que deve ser seu foco principal?

A verdade é que estudar para concursos e se dedicar de verdade ao seu objetivo de aprovação não é fácil. Pelo contrário, estudar para concursos é difícil mesmo. E quem lhe aparecer dizendo que é fácil está mentindo.

Podemos ter facilidade para aprender e alguns (eu, por exemplo) até gostam mesmo de se embrenhar nos livros, o que facilitar a vida na hora de estudar para concursos.

Mas daí a dizer que é fácil dedicar qualquer tempo do nosso dia já atribulado para ler, resumir, resolver exercícios, sentar na frente do quadro negro, anotar tudo etc., são outros quinhentos.

Ao estudar para concursos será difícil manter o foco

Escolher se dedicar e passar em um concurso pode ser incrivelmente difícil e complexo para algumas pessoas.

E isso acontece não por conta da dificuldade das matérias, mas sim da nossa dificuldade em nos mantermos no caminho, em acordarmos cedo para estudar, em dedicar o tempo – que poderia ser de descanso – aos livros.

Para começarmos aqui, alguns mitos precisam ser quebrados. E vamos começar por aí:

  • Quanto tempo você acha que deve se dedicar para passar no concurso ideal?
  • Quantas horas por dia você deve estudar e focar para garantir a aprovação?
  • Você acha mesmo que fazer cinquenta cursinhos de diversas matérias é o melhor caminho para sua aprovação?
  • Você sabe como estuda e como aprende melhor?

Cada uma das respostas que você tem para essas questões ou que a maioria tem para essas questões vão lhe ajudar a entender e quebrar mitos importantes do mundo dos concursos.

Mas eu lhe garanto que ninguém é aprovado legalmente sem um mínimo de dedicação e consistência nos estudos.

Os mitos ao estudar para concursos

Existe realmente um segredos das pessoas que não precisam se debruçar por horas a fio sobre um livro para garantir sua vaga. Elas são as mesmas pessoas que já se debruçam horas a fio sobre os livros no dia a dia. Elas são as pessoas que sempre estudaram e leram muito e essa é a ventagem que possuem.

Acertar tudo, gabaritar todas as provas e passar em todos os concursos é sonho de todo candidato, mas realidade de poucos seres que não são normais… risos

Aqueles seres humanos, que consideram a leitura de cinco livros por mês algo natural, ou ainda que alguém não compreende os cálculos simples dos juros compostos por falta de vontade. Sim, esses seres, para mim, são quase ETs, são os únicos que passam em qualquer concurso sem estudar nada. Isso ocorre porque eles se acostumaram a viver estudando.

Nós, seres humanos normais, precisamos nos dedicar e estudar para sermos aprovados. Contrariamente ao que muitos pensam, não é necessário dedicar a vida inteira para garantir a sonhada nomeação.

Muitas pessoas ouvem frequentemente que é necessário estudar por pelo menos dois anos. Alguns chegam até a afirmar que ninguém passa em um bom concurso em menos de cinco anos.

Sempre que o assunto é estudar para concursos, aparece alguém com um comentário assustador, sugerindo que será necessário muito tempo e dedicação para alcançar o objetivo.

Eles querem lhe assustar!

Querem que você desista ou exagere nos esforços. A verdade é que esse é um dos maiores mitos sobre concursos públicos.

Pesquisas revelam que mais de 42% dos aprovados conquistaram a vaga com menos de dois anos de estudo. Aqueles que demoraram entre um e três anos somam 268%, enquanto apenas 20% levaram mais de três anos para serem aprovados. E mais surpreendente ainda? Desses 20%, mais de 80% foram aprovados em concursos de auditor do TCU, juiz, procurador e/ou promotor.

Em outras palavras, o tempo médio real de dedicação aos estudos é de no máximo dois anos.

Outro aspecto a ser enfatizado é que você sempre será avaliado pelo que é esperado no trabalho!

Portanto, dedique-se como se já estivesse ocupando a vaga. Se a vaga é para 30 horas semanais, assim será. Se é para 40 horas semanais, assim seja. Aja como se já tivesse alcançado essa conquista.

Entender como o seu processo de aprendizado e assimilação funciona também é fundamental para para saber como deve ser o seu caminho para a aprovação.

Para isso, conhecer a si mesmo e buscar os métodos de aprendizado mais eficazes é essencial. Esses métodos também devem se encaixar na sua rotina e no seu estilo de aprendizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Rolar para cima