Você ja viveu aquela sensação de começar a estudar para concurso e não saber o que fazer?
Quando vamos começar a estudar para concurso devemos ter em mente que existem diversos caminhos para isso. Antes de começar a estudar melhor é preciso se conhecer.
Isso lhe ajudará a descobrir como você aprende de modo mais eficiente. A partir daí será muito mais fácil seguir as matérias que devem ser vistas.
Você então saberia exatamente qual o melhor jeito de fazer isso, se com aulas ou em casa lendo, por exemplo.
Mas, estudar para concurso é antes de qualquer outra coisa, estudar! E isso significa se dedicar a aprender e a agregar novos conceitos, informações e elementos que juntos formam novos conhecimentos que precisamos ter.
Para isso é necessário antes de qualquer coisa nos dedicarmos a entender e como usar melhor algumas das etapas do estudo, que são:
LER
A leitura é um dos meios de descobrirmos novas informações.
Já tratamos aqui no blog sobre a importância da leitura para a sua aprovação. Ao ler você pode absorver novos dados e um conjunto de ideias sobre um determinado assunto.
Na hora de estudar para concursos é preciso saber como ler melhor pode nos ajudar nesse caminho. E a leitura é fundamental para:
- Permite conhecer uma nova informação, descobrir algo;
- Serve para atentarmos ao básico sobre o tema estudado;
- Assim descobrimos o que iremos estudar; e
- É a base de onde tiraremos todo o conhecimento e o conjunto de informações necessárias para que o conteúdo exista para a gente.
- E mesmo quando achamos que não estamos lendo (como em aulas, por exemplo) estamos assimilando a leitura de outrem.
ANOTAR
Anotar é o melhor meio para educar o nosso cérebro para o processamento da informando.
Quando começamos a estudar para concursos esse processamento é essencial para facilitar a formando de novos conhecimentos. Saber pressupõe entender a informando e conseguir expressá-la.
A anotação ajuda nesse processo e por vários fatores:
- Anotar nos permite apreendermos e assimilarmos o que acabamos de ler e/ou ouvir.
- As anotações garantem que a informação não se perca. E ainda que seja guardada dentro de um “fichário” no nosso cérebro onde facilmente poderemos acessá-la.
- As notas permitem que sejamos capazes de traduzir com nossas próprias palavras a nova informação adquirida, garantindo que ele seja parte de um novo conhecimento.
REVISAR
A revisão é o momento em que rememoramos as informações e conferimos mentalmente se elas se processaram da melhor forma e se com isso conseguiremos entender o novo conhecimento.
Revisar é processo fundamental de quem vai estudar para concursos públicos. Isso porque a revisão é a última coisa que devemos fazer antes da prova e ela vai garantir que não tenhamos o famoso branco.
A revisão é o momento da certeza das informações recebidas. Na hora de revisar dois pontos são essenciais:
- Reler as anotações e não o texto base vai ajudar a melhorar sua interpretação, análise e argumentação do conhecimento assimilado;
- Resumir a partir se suas anotações construindo um conceito com suas próprias palavras ajudará muito na hora de redações e questões de certo e errado, quando a interpretação são essenciais.
Além desses três pilares básicos, e agregando todos eles, é fundamental que metade do tempo de estudo seja constantemente dedicado aos exercícios.
Isso porque eles é que darão a visão ampla do conhecimento adquirido, assimilado e capaz de ser retransmitido, numa prova ou num bate-papo.