Ao estudar para concursos foque no importante

Para você começar a entender melhor como deve focar no que importa ao estudar para concursos precisamos antes falar sobre algumas coisas sobre dedicação e sobre aquilo que deve ser seu foco principal.

APRENDA-A-ESTUDAR-683x1024
Aprender a estudar é essencial para romper com os mitos e seguir o caminho certo

A verdade é que estudar para concursos e se dedicar de verdade ao seu objetivo de aprovação não é fácil. Pelo contrário, estudar para concursos é difícil mesmo. E quem lhe aparecer dizendo que é fácil está mentindo. Podemos ter facilidade para aprender e alguns (eu, por exemplo) até gostam mesmo de se embrenhar nos livros, o que facilitar a vida na hora de estudar para concursos.

Mas daí a dizer que é fácil dedicar qualquer tempo do nosso dia já atribulado para ler, resumir, resolver exercícios, sentar na frente do quadro negro, anotar tudo etc., são outros quinhentos.

Ao estudar para concursos será difícil manter o foco

Escolher se dedicar e passar em um concurso pode ser incrivelmente difícil e complexo para algumas pessoas. E isso acontece não por conta da dificuldade das matérias, mas sim da nossa dificuldade em nos mantermos no caminho, em acordarmos cedo para estudar, em dedicar o tempo – que poderia ser de descanso – aos livros.

Para começarmos aqui, alguns mitos precisam ser quebrados. E vamos começar por aí:

  • Quanto tempo você acha que deve se dedicar para passar no concurso ideal?
  • Quantas horas por dia você deve estudar e focar para garantir a aprovação?
  • Você acha mesmo que fazer cinquenta cursinhos de diversas matérias é o melhor caminho para sua aprovação?
  • Você sabe como estuda e como aprende melhor?

Cada uma das respostas que você tem para essas questões ou que a maioria tem para essas questões vão lhe ajudar a entender e quebrar mitos importantes do mundo dos concursos. Mas eu lhe garanto que ninguém é aprovado legalmente sem um mínimo de dedicação e consistência nos estudos.

Os mitos ao estudar para concursos

Normalmente, as pessoas que não precisam se debruçar por horas a fio sobre um livro para garantir sua vaga são as mesmas que naturalmente se debruçam horas a fio sobre os livros no dia a dia.

feedback-3584509_960_720
Acertar tudo, gabaritar todas as provas e passar em todos os concursos é sonho de todo candidato, mas realidade de poucos seres que não são normais… risos

Aqueles seres humanos, supernormais, que acham que ler cinco livros por mês é a coisa mais natural do mundo, e que se alguém não consegue compreender como os juros compostos podem ser facilmente calculados é porque não quer, oras!

Sim esses seres, que para mim são quase ETs, são os únicos que conheço que passam em qualquer concurso sem estudar nada. Isso porque na verdade se acostumaram a viver a vida estudando. Já nós, seres humanos normais, temos sim que nos dedicar e estudar para sermos aprovados. Mas, ao contrário do que muitos pensam, não é necessário nos dedicarmos durante toda a nossa vida para garantirmos a tão sonhada nomeação.

Muitas pessoas estão acostumadas a ouvir que é preciso estudar pelo menos dois anos. E alguns chegam a falar que em menos de cinco anos ninguém passa em um bom concurso.

É só você falar em estudar para concursos e sempre aparece alguém com algo assim para definir que você vai precisar de muito tempo e muita dedicação para conseguir.

Eles querem lhe assustar!

Querem que você desista ou exagere nos esforços. A verdade é que esse é um dos maiores mitos dos concursos públicos. As pesquisas revelam que mais de 60% dos aprovados conquistaram a vaga com menos de um ano de estudo. Os que demoraram entre um ano e dois anos somam 28% e apenas 12% levam mais que dois anos para serem aprovados. E quer um dado ainda mais surpreendente? Dos 12%, mais de 80% deles foi aprovado em concursos de juiz, procurador e/ou promotor.

Ou seja, seu verdadeiro tempo de dedicação aos estudos será em média de no máximo dois anos.

Outro ponto que vale ser destacado é que você sempre será cobrado para aquilo que é esperado no trabalho!

Por isso, dedique-se como se já estivesse lá. Sua vaga é para 30 horas semanais. É disso que você vai precisar. É para 40 horas semanais. Assim seja. Simples, haja como se a conquista já tenha sido alcançada.

Entender como funciona o seu processo de aprendizagem e assimilação também é fundamental para para saber como deve ser o seu caminho para a aprovação. Para isso você deve se conhecer e buscar as melhores formas de aprender. Essas formas também devem se encaixar na sua rotina e no seu perfil de estudante.

Compartilhe sem medo da concorrência
follow_subscribe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.