Como aproveitar melhor o cursinho para concursos

Olá pessoas dos concursos e das provas!

Hoje vamos falar sobre essa dúvida de como aproveitar melhor o cursinho.

Isso é fundamental para quem estuda para concursos e escolhe esse caminho. Isso porque, muitas vezes precisamos saber como aproveitar melhor o cursinho que pagamos tão caro para fazer. O estudo para concursos e vestibulares exige muitas vezes que a gente faça cursinho.

Esse é um embate constante de quem estuda para concursos. Precisamos ou não fazer cursinho. E depois dessa decisão vamos supor que você decida então fazer um cursinho. O custo é elevado e ainda envolve o tempo que você vai precisar se dedicar a ele. Por isso é essencial entender como aproveitar melhor o cursinho pode acelerar sua aprovação.

O estudo com cursinho pode em um  primeiro momento parecer mais fácil porque já temos ali todo o caminho das pedras. Mas algumas coisas precisam ficar bem claras. Muitas vezes os cursinhos focam em uma preparação mais generalista. Isso significa que as matérias serão mais superficiais e até englobarão algo mais geral.

hora-da-prova-1024x681

Então é importante conhecer bem o tipo de prova e o perfil de concurso que você irá encarar para não perder tempo com uma preparação inadequadas para as suas necessidades.

Como aproveitar melhor o cursinho pelo seu tipo de estudante

A tendência principal é sim que os cursinhos ajudem mais. Mas eles ajudarão mais se o seu perfil de aprendiz for aquele que aprende mais na aula. Por isso é tão importante saber os tipos de aprendizes que existe, qual tipo você é e, se esse perfil é o mais adequado aos cursinhos.

Lembre-se que uma aula de cursinho envolverá muito mais aprendizado por ver e ouvir. São os tipos audiovisuais que se sentem mais atendidos pelo perfil dos cursinhos. Nesses casos, pega muito a questão financeira que pode inviabiliza sua chance de fazer um cursinho mais adequado. Para evitar esse problema, invista nos cursinhos e aulas online que apresentam efeito semelhante desde que você se comporte como se estivesse no cursinho. Nada de estudar de pijamas ou de acordar fora do horário. Nesses casos, determine uma agenda e em casa mesmo estude de acordo com o que está definido e não fuja do combinado.

photo-198729-1-1024x682

Como funcionam os cursinhos

O cursinho trará a você um ótimo caminho a seguir para alcançar os melhores resultados. Mas a verdade é que nada disso terá qualquer resultado positivo se você não for capaz de definir como aproveitar os caminhos traçados da melhor forma.

E para isso dois fatores são essenciais: a distribuição adequada do tempo aproveitando da melhor forma o conteúdo as informações obtidas no cursinho; e a melhor adaptação possível da realidade oferecida pelo cursinho ao seu modelo ideal de aprendizagem.

Então toda essa necessidade de adequação decorre do fato de que os cursinhos normalmente trabalham com grande volume de conteúdos
e informações das matérias em grandes blocos. E isso é bem diferente do que você vivenciou ao longo de toda a vida acadêmica.

A verdade é que o modelo adotado pelas escolas acontece assim por ser o mais adequado ao aprendizado. O modelo adotado por cursinhos favorece a dispersão em aula e a lentidão na apreensão do conteúdo abordado. Infelizmente, esse modelo é o mais adequado aos cursinhos e não ao seu aprendizado. Por isso no caso de fazer a opção de usar os cursinhos, você deve ter isso claramente na sua mente e trabalhar com o que tem.

Concluindo

Assim, apesar de estudar normalmente uma única disciplina ou no máximo duas por dia no cursinho abra mão desse modelo nos estudos em casa ou nas atividades complementares.

Estas devem focar na construção de mapas mentais e fichas de estudo, exercícios e, principalmente, no levantamento de dúvidas que você deve tirar no cursinho.

O maior objetivo que você deve ter ao optar por contar com o suporte de um cursinho é aproveitar seu tempo em sala para tirar dúvidas.

Compartilhe sem medo da concorrência
follow_subscribe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.