Dicas e macetes para a prova do Cebraspe (Cespe)

Muita gente nos manda mensagens e pede dicas e macetes para a prova. Infelizmente, ou felizmente para você que lê este blog, nem todas as provas são iguais. Por isso não é possível dicas e macetes para a prova que valha de verdade para todas as provas. Mas, vamos aos poucos, passar alguns para umas bancas específicas.

E é porque as bancas são diferentes que insistimos sempre para você fazer várias provas de concurso. Quanto mais fizer, mais saberá como fazer. Um exemplo sobre dicas e macetes para a prova é saber como distribuir o tempo dela. E quer saber, isso não é um macete. Isso é uma regra e vale para todas as provas. E também serve para fugir daquele estresse do dia da prova.

hora-da-prova2-1024x683
Concurso Público para o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar. Foto Adenilson Nunes/Secom Local Av. Prof. Pinto de Aguiar, Pituaçu

E quer saber, a gente conhece bem isso. De repente é o dia da prova e você está preparado, estudou bem, conhece a banca, sabe a matéria e… De repente, se perde, bate aquele nervosismo e não tem chocolate que dê conta.

Quando uma linha tênue separa a boa prova da sensação de que perdemos é uma tristeza.  E muita gente boa perde a oportunidade por pura falta de uma estratégia. Isso as leva, aos poucos, ao nervosismo, ao branco e à tristeza!

Aqui já falamos sobre estratégia para provas. Então, por isso, hoje esse post rápido é para um caso específico.

Dicas e macetes para a prova do Cebraspe ou antigo Cespe

A verdade é que cada prova é uma prova e cada banca, uma banca. Por exemplo, para o Cebraspe, a temida banca das erradas que anulam as certas, duas máximas são válidas: uma leitura rápida inicial de toda a prova vai adiantar muito sua prova. E pode acreditar que de todas as dicas e macetes para a prova esse será o melhor de todos.

Normalmente, no Cebraspe, o tema da redação está presente em aproximadamente 20% da prova. Quando fizer isso vai perceber, inclusive, que terá na prova argumentos e teorias a serem desenvolvidos na redação. E tem mais, essa leitura também vai lhe garantir 10% do gabarito. Isso porque existem questões que respondem outras ao longo da prova. Não demore mais do que 30 minutos nessa primeira leitura.

“Eu só sei que nada sei”

Sócrates

No Cebraspe também é fundamental a maturidade de saber quando você não sabe algo. Como questões erradas anulam certas, é crítico perceber quando não sabe e simplesmente abrir mão daquela questão. Por isso, aceite, pule e deixe em branco questões que não souber. Caso perceba uma marcação errada, anule sem dó a questão!

Por isso é muito importante no CEBRASPE a questão do tempo e já falamos antes sobre ele aqui.

A importância do tempo nas provas do Cebraspe

Da mesma forma que na atenção às questões, dedique-se à prova separando-a em blocos de tempo e siga o ritmo. Em virtude das questões nas provas serem de certo e errado em frase, essa distribuição fica mais fácil.

Isso porque, as questões fáceis devem ser resolvidas em no máximo 30 segundos. A leitura já lhe dará a resposta. As médias em até um minuto. As difíceis podem levar até dois minutos e mais que isso dedique apenas àquelas que são muito complexas. E só vá resolvê-las depois que prova e redação estiverem prontas.

Post_tempo-1024x1024
O controle do tempo é essencial nas provas do Cebraspe

Isso lhe fará focar tanto nesse ponto que esquecerá o resto, vai deixar bater o nervoso e pode aparecer o famoso branco! Feche as duas primeiras horas de prova resolvendo todas as questões possíveis. Nas horas restantes faça a redação, passe o gabarito a limpo, resolva as questões mais complexas e faça uma boa revisão. No Cebraspe a revisão é essencial para evitar perder pontos ao errar preencher o gabarito.

Se sua prova for de apenas 4h ela certamente será mais fácil. Do contrário ela terá 4h30 ou mais.

Compartilhe sem medo da concorrência
follow_subscribe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.