Passar em concursos públicos: porque parece fácil para algumas pessoas?

Sempre me perguntam como eu fiz para passar em concursos públicos.

Na verdade as pessoas não me perguntam com essa gentileza. A maioria começa com uma palavra meio forte para esse local, meu nome em seguida e depois a frase: você só pode ser mesmo muito inteligente.

Eu normalmente sigo a gentileza e depois de outra palavra meio inadequada eu digo: O que eu estudei para passar ninguém vê né. Na maior parte das vezes essa falsa verdade parece bem com aquele máxima:

O povo só vê as pingas que eu tomo, ninguém vê os tombos que eu levo

A verdade é que ao decidirmos fazer um concurso muitas vezes nos deparamos com pessoas que simplesmente passam. Isso aí, ao mesmo tempo em que é insuportável, é também comum e natural.

E então você me pergunta: mas o que esse ser tem que eu não tenho?!

Simples, essa pessoa tem base suficiente para passar em concursos públicos! E pode se acalmar aí que eu vou explicar direitinho o que quero dizer com isso.

Uma vida construindo conhecimento

Ao longo do tempo, somos acostumados a estudar somente o necessário para um objetivo imediato.

Assim, primeiro estudamos para aprender a ler. Depois estudamos para aprender o básico de matemática, ciências, história, geografia, idiomas etc. Até que um dia paramos de estudar para aprender e passamos a estudar para a prova.

Então estudamos para a prova bimestral, para passar de ano para o vestibular e de repente um dia resolvemos estudar para passar em concursos públicos. Assim somos todos, ou quase todos.

Gente que estuda diferente

Felizmente existem algumas pessoas que estudam em essência para aprender. Elas querem aprender a ler, depois querem aprender a ler melhor, querem aprender de tudo e até a aprender melhor.

Essas pessoas estudam porque assim sentem-se seguindo o que acreditam e não porque querem conquistar um objetivo imediato.

Se você é uma dessas pessoas, pode fazer paródia de Sob Medida, a linda música de chico Buarque eternizada na voz de Maria Bethânia:

Você erga as mãos para o céus e agradeçaToda vez que estudou / Sem querer acertou / Na cabeça / Agora sua prova /Mais fácil será / E você logo irá / Passar nos concursos… Risos

Deixando a brincadeira de lado, isso é o que realmente acontece.

Quem tem base, quem sempre se dedicou a aprender passou e passam a vida estudando.

Essas pessoas estudam sempre, seja lendo, seja escrevendo, seja mesmo estudando de forma estruturada com cursos e aulas diversas.

O foco dessas pessoas é essencialmente construir e fortalecer uma base de conhecimento amplo para qualquer ocasião!

A base necessária para passar em concursos públicos

Pelo grande volume de leitura que possuem, essas pessoas acabam tendo um enorme conhecimento de idiomas, interpretação de texto e base teórica.

E isso garante ampla vantagem nas provas de redação, língua portuguesa e em todas as questões cujo foco maior seja interpretação de textos, como, por exemplo, questões de Direito, Economia e Contabilidade!

E se durante toda essa vida ainda tiverem tido um pouco mais de dedicação a raciocínio lógico e matemática também, então possuem a base de todos os conhecimentos necessários em qualquer prova.

Quando chega a hora de estudar para concursos tudo isso será mágico.

Passar em concursos públicos é um passo importante na carreira de qualquer pessoa.

E toda carreira é sabidamente fruto de uma construção que envolve conhecimento, embasamentos técnicos e volume de informações.

Tudo isso junto é o que possibilita ao profissional a melhor atuação possível dentro do universo em que atua. Em essência isto é o que efetivamente é cobrado de todos os candidatos.

Quanto antes você construir e fortalecer essa base antes você terá enfim sua aprovação.

A base para passar em concursos públicos

E então qual é a base necessária para a aprovação?!

Primeiro isso depende de qual é o seu concurso, mas no geral o que é básico para sua aprovação é o que será básico na sua atuação profissional.

A capacidade de ler e interpretar é fundamental para qualquer profissional hoje. A grande exceção nesses casos ainda se concentra nas provas voltadas ao nível fundamental.

Por isso aproveita nossas dicas de como melhorar sua capacidade de leitura. Raciocínio Lógico e matemática básica também fazem grande diferença, em especial em concursos de nível superior e empresas públicas.

Bons conhecimentos de filosofia são essenciais em concursos das áreas jurídicas e de comunicação.

Leitores vorazes costumam ter bagagem maior de conhecimento, o que lhes possibilita considerável vantagem na hora das provas, tanto pelo ritmo de leitura como pela boa capacidade interpretativa.

Por fim, noções de direito e economia ajudam muito também.

A nossa base também importa

Os mais diversos conhecimentos que adquirimos e mantemos ao longo de nossa história são fundamentais pelas mais variadas razões.

Aprender a ler ajuda você a viver no mundo, entender ética e sociedade é importante para você fazer parte das comunidades em que está inserido.

A matemática básica de contas simples do dia a dia é o que lhe ajuda a construir a lógica do seu raciocínio e ainda melhora suas habilidades para lidar com o dinheiro, deslocar-se de um lugar a outro, cozinhar, trabalhar no dia a dia.

Saber escrever é seu meio de conseguir expressar melhor suas necessidades. Entender de filosofia ou sociologia lhe permite um olhar mais apurado sobre os mais variados fatores da vida.

Esses são apenas alguns dos argumentos que podem fazer você compreender a importância de ter conhecimentos básicos que vão além dos conhecimentos exigidos no seu edital.

O conhecimento que dispomos é, portanto, essencial para nossa capacidade de ampliar e melhorar nossas condições para a aprovação.

Na essência, passar em concursos públicos depende de todo o volume de estudos e também dos conhecimentos que adquirimos ao longo dos anos.

Por isso é muito importante saber quais são os conhecimentos que você possui. Também é essencial ampliar essa base de conhecimentos com muita leitura e estudos diversos.

Passar em concursos públicos só é fácil para quem frauda a prova. Aquelas pessoas que você um dia achou que era fácil para elas, fica tranquilo, elas estudam apenas a vida inteira.

E você já conhece o que tem na sua base de conhecimento e como pode tornar tudo mais fácil?

2 thoughts to “Passar em concursos públicos: porque parece fácil para algumas pessoas?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *