Anotações no estudo para concursos

Na hora do estudo para concursos muitas vezes você se preocupa apenas com a leitura de leis e da Constituição.

A verdade é que é tanta matéria para ler que muitas vezes você até esquece da importância de anotar. E você deve ter em mente que anotar é um dos principais pilares do estudo para concursos.

E quando você começa a estudar para concursos costuma enfrentar o dilema sobre o que é importante anotar, como fazer para acompanhar as aulas e/ou textos e anotar ao mesmo tempo etc.

Saber o que e como fazer suas anotações é o primeiro passo para aproveitar melhor essa importante ferramenta.

Ao elaborar suas anotações de estudo para concursos você deve ter cuidado para garantir que elas irão ajudar e não atrapalhar. Por isso é fundamental que sejam diretas, claras, objetivas e alinhadas ao foco maior do estudo.

E vamos começar com algumas dicas para você tornar suas valiosas anotações ainda mais úteis e importantes.

Anotações na hora e estudar
Pessoa anota na hora de estudar

Dicas para anotar no estudo para concursos

Para começar uma dica valiosíssima para quem escolhe estudar com cursinhos: aproveite as aulas para tirar dúvidas, ou seja já chegue nas aulas com suas anotações e dúvidas de casa e aproveite para solucioná-las.

Evite anotar tudo o que o professor fala, porque assim tem que dividir a atenção. Com isso acaba perdendo informações importantes. E principalmente aquelas que ficariam armazenadas fora do espaço mais racional e que seriam mais acessíveis em casos de dúvidas ou em momentos-chave nas provas.

Outra dica valiosa no quesito anotação diz respeito ao que anotar. O foco é descobrir o que é cobrado com maior frequência e o que você sabe menos. Essas são as informações mais importantes para suas anotações.

Por isso é fundamental solucionar provas e simulados porque eles darão um norte, um direcionamento melhor aos seus estudos. Após conhecer o que precisa anotar use palavras-chave, termos e conceitos curtos e torne suas anotações fáceis de visualizar e rápidas de acessar.

Evite catalogá-las por datas e prefira temas e subtemas, use variações de cores e canetas diferentes para diferenciar termos, conceitos e importâncias ao que anotar.

Evite copiar pequenos trechos do que está lendo e invista em reduzir com suas próprias palavras como se explicasse aquele conceito e/ou ideia para alguém com muita dificuldade.

Simplificar algo complexo é o melhor jeito de tornar fácil algo que parece difícil. Mas simplificar não é necessariamente tornar simplista, mas sim mais acessível.

E por fim e não menos importante, quando conseguir colocar cada capítulo de um livro ou apostila em uma única página terá uma anotação ideal para estudar.

Lembre-se que com o volume de matéria necessária, quanto menor forem as anotações, mais fácil será aprendê-las e revisá-las.

One thought to “Anotações no estudo para concursos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *