O Fim dos concursos públicos

Olá Concurfriend! O fim dos concursos assusta você?

Então, vamos conversar mais sobre isso! Mas antes, deixa eu saber: Como vão os estudos por aí? Que tal escrever prá gente aqui nos comentários e falar mais sobre seus estudos e medos do fim dos concursos.

Você está assim só o pavor com o fim dos concursos? Acredito que você também tenha tomado um baita susto quando viu essa notícia aqui, né.

Aposto que já ficou aí se preocupando se jogou dinheiro fora todos esses anos estudando, né?!

Então, quero dizer que você não foi a única pessoa a pensar isso e esses dias é só o que a galera concurseira anda querendo saber por aí. E quero dizer mais, não é a primeira vez que dizem isso por aí. Aqui mesmo já falamos antes sobre esse assunto.

Todos os dias recebo vários questionamentos me perguntando se isso é verdade? E eu resolvi vim até aqui só para tentar acalmar o povo!

Bem, nos corredores do Senado, da Câmara e de vários órgãos públicos as perguntas não são muito diferentes e estou toda hora tendo que responder quem me pergunta se o Congresso vai seguir as ordens do Capitão:

Pois eu resolvi contar tudo sobre esse assunto para você!

E então, é mesmo o fim dos concursos?

E para começar esse papo de hoje já vou logo reforçar: Pode tratar de renovar sua disposição plena com os concursos!!!

Posso garantir que sua disposição será recompensada então fique firme que hoje trago tudo o que você precisa saber sobre novos concursos nos próximos anos.

Ahhh e nem precisamos nos preocupar muito com o tempo porque aqui no Concursos, Passei nossa ideia é que você conquiste sua nomeação no menor tempo possível. Talvez, depois do susto inicial, você até tenha pensado em desistir dos estudos e agora está aí sem saber se continua ou não se dedicando…

Bem, pois eu tenho a resposta e ela é bem simples: CONTINUE A ESTUDAR!

Continue a estudar

E para você entender um pouco porque estou lhe dizendo isso vamos falar hoje sobre nosso sistema de Governo Federalista e de repartição de poderes.

É verdade que o presidente pode cancelar os concursos?

Com certeza é verdade e ele pode. MAS APENAS os concursos do poder executivo da União. Aí você pode me perguntar: Mas o que significa isso e porque só alguns concursos podem ser cancelados?

Essa pergunta comum tem uma resposta simples: É porque ele pode suspender os concursos apenas de ministérios e órgãos vinculados a União como empresas públicas, agências reguladoras, polícias etc. Isso porque o presidente da República é chefe do poder executivo apenas.

E ele mesmo já falou que vai liberar concursos para Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. Existem ainda alguns concursos que já estão aprovados e com recursos alocados, só estão em fases anteriores à inscrição como seleção de empresa aplicadora etc. Nesses casos, eles também continuam.

Uffaaaa então esses estão liberados!

A repartição de poderes e os concursos públicos

E não apenas eles! Como estamos em um país que adota o regime federalista, todas as prefeituras e governos estaduais podem continuar realizando seus próprios concursos. Podem fazer como sempre fizeram o que mantém suas chances totalmente abertas!

Para completar, o presidente e o poder executivo não podem interferir em nada sobre contratação de pessoal no Executivo e no Judiciário. Além dos órgãos de apoio a esses poderes.

Poder legislativo continua com concursos abertos

Então, na prática isso significa que Legislativo – Câmara dos Deputados, Senado Federal e TCU – continua com as próprias definições. Isso significa que no legislativo concursos continuam. E suas próprias autorizações são feitas também.

O presidente da Câmara mesmo, o Rodrigo Maia, já falou que assim que a Reforma da Previdência passar a Câmara terá que abrir um novo concurso. O mesmo deve acontecer no TCU.

Além do Legislativo não podemos esquecer o judiciário que também tem suas definições sobre concursos diferentes do Executivo. Lá, as aposentadorias também devem pesar bastante. E isso vai obrigar que aconteçam novos concursos nos próximos anos.

Relaxe e continue a estudar

Conclusão

Por isso, antes de se apavorar e decidir largar tudo, simplesmente relaxe. Então, escolha algumas opções fora do executivo para focar. E, claro, manda brasa nos estudos que chances não vão faltar!

Lembre-se CONTINUE A ESTUDAR que sua HORA VAI CHEGAR.

Um abraço e até o próximo papo concurseiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *